Postagens populares

quarta-feira, 8 de abril de 2009

As Cerimônias Ras Tafari

São duas as principais, grounation e nyabinghi.

Nyabinghi é a música tocada nas reuniões rastas, que incluem o som de pelo menos três instrumentos de percussão, canto, dança, uso espiritual da ganja e louvor a Jah Rastafari. Os instrumentos de percussão têm um valor simbólico para os rastas. Eles simbolizam as origens, e de uma certa maneira, a própria África (ao lado, um elder toca seu instrumento de percussão). Muitos consideram que os tambores são a voz de Jah.

Durante muito tempo, os rastas dançaram nyabinghi contra inimigos específicos, afim de evocar a força de Jah para destruí-los. Atualmente, a dança é utilizada para celebrar datas especiais, como a coroação de Sua Majestade Imperial (2 de novembro), o aniversário de Selassie (23 de julho), o fim da escravidão (primeiro de agosto), e o aniversário de Marcus Garvey (17 de agosto).

Todos os anos, no mês de agosto, os rastas comemoram a visita de Haile Selassie I à Jamaica, ocorrida em 25 de abril de 1966. As comemorações começam por volta do dia 21, e recebem o nome de Grounation Day.

Grounation significa "a afirmação da vida sobre a terra". Durante vários dias, os rastas se reunem em acampamentos, onde meditam, utilizam a erva, executam cantos nyabinghi e louvam a Jah. Nestas reuniões, as crianças são deixadas livres para irem onde quiserem. Se elas precisarem de qualquer coisa, o rasta mais próximo irá atendê-las e ajudá-las com o mesmo amor com que elas seriam tratadas por seus pais naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário