Postagens populares

sexta-feira, 2 de abril de 2010

A Lei da Babilônia


A palavra Lei tem origem hebraica, lex ou legere, já as leis passaram a existir a partir do século 19, transferindo o jusnaturalismo, ou seja, quem tem mais força é o certo, como os animais com seu ciclo alimentar. Depois disso, fomos subordinados ao "Estado" que na época, os "poderosos" iludiram o povo dizendo que o próprio povo é que iria elegê-los para comandar a sociedade, com o objetivo de que todos tenham os mesmos direitos. Mas não foi isso que aconteceu! Entretanto, os primeiros códigos de leis conhecidos surgiram no reino da Babilônia, no Oriente Médio. O rei babilônico Ur-Nammu editou em cerca de 2100 a.C., o primeiro código de que se tem notícia. Outros reis babilônicos editaram novos códigos nos séculos seguintes. Um rei chamado Hamurabi elaborou, por volta de 1880 a.C., o mais conhecido e o mais completo desses códigos. O código de Hamurabi, assim como os anteriores, consistia basicamente de uma longa lista de regras e destinadas a solucionar casos específicos. Por exemplo, havia leis para questões como a infidelidade da mulher, o roubo de um animal ou um serviço malfeito por um pedreiro. Muitas das punições eram demasiado severas para os padrões atuais. Por exemplo um filho que batesse no pai devia Ter sua mão cortada, hoje essa lei é muito utilizada na favela.

Hoje pode-se dizer que existe a Lei do asfalto e a Lei da favela, mas isso começou há mais de um século, quando em 1897, depois de massacrar a comunidade do líder religioso Antônio Conselheiro na Guerra de Canudos, muitos soldados vieram ao rio de janeiro para buscar recompensa por sua atuação no conflito, ou seja, dinheiro e moradia, como havia sido prometido. Enquanto esperavam uma atitude do governo, os ex-combatentes foram se estabelecendo nas encostas do morro da Providência. Não demorou para que eles passassem a chamar o local de morro da Favela, homenageando um monte de mesmo nome situado próximo a Canudos (o morro baiano, por sua vez, ganhara esse nome por causa de um tipo de arbusto – chamado “favela” – que crescia nele).

Segundo Lícia do Prado Valladares, professora de Sociologia da Universidade de Lille, na França, a visão que temos da favela foi, desde o começo, “inventada”. Em vez de serem encaradas apenas como locais em que pessoas humildes viviam de modo precário, as favelas logo foram tidas como espaços nos quais predominavam o atraso, a marginalidade, a má higiene e a ausência de moral. “A pobreza era, naquela época, associada à vadiagem. E os vadios, por sua vez, eram associados ao crime e à imoralidade”, afirma Lícia, que estuda as favelas há mais de 20 anos.
Em vez de buscar a integração do morro com o asfalto, as autoridades se recusavam a aceitar a existência das favelas. Quando possível, arrasavam habitações populares e expulsavam seus moradores. O resultado dessas políticas foi, em geral, o contrário do desejado. No início do século 20, uma nova onda de demolições de cortiços impulsionou o crescimento das favelas:
E agora a desculpa eh o trafico de drogas e armas, mas pense bem:

Antes de proibir essas substancias:
consumir, vender ou comprar não era traficar!!!
A LEI CRIOU O TRAFICO

Antes que não existia o tráfico, a favela já era marginalizada;

Tudo que vem da favela sempre foi um perigo, como o samba, o pagode, o funk, o futebol, os artistas em geral e principalmente a criatividade.

A Igreja é manipuladora de mentes;

Não acredite em tudo que você lê;

Não se prenda a religião nenhuma;

O Rastafari eh um guerreiro da verdade;

Não existe nem páscoa, nem natal, nem dia de N. Sra. porque isso eh mentira;

Viva a sua vida pra frente, não perca tempo em historias com mais de 2 mil anos atrás;

Estude, trabalhe, cuide da sua saúde;

Não julgue para não ser julgado;

Faça sua própria lei, sem interferir na vida de terceiros;

A Luta começa agora!!!!!!!!

Referencias Bibliograficas:
http://oiuscivile.vilabol.uol.com.br/historialei.htm
wikipedia
http://historia.abril.com.br/politica/favelas-cariocas-cidade-morros-435499.shtml

Um comentário:

  1. Obrigado pelas 10 mil visitas.
    A verdade é uma só!
    Estude e saberá!
    Tenha fé em si próprio.
    Somos todos guerreiros rastas.. Jah Irie

    ResponderExcluir