Postagens populares

domingo, 11 de abril de 2010

Livres da culpa e da desculpa!


Muitos devem se perguntar porque somos considerado culpados até provar o contrário, às vezes, por atos que não cometemos diretamente, em outros casos por não escolher ao mesmo caminho que a maioria, ou mesmo por não sermos o que nossos pais gostariam que nós fossemos.

O ser humano sempre deseja estar no controle das situações mas como fazer isso se a compreensão do mundo é limitada e não determinamos as coisas que acontecem? Entretanto, devemos perceber que nem tudo que acontece no mundo existe um culpado, pois não sabemos quais são todas as verdades e todas as variáveis possíveis para esta.

Quando polemizamos sobre alguma coisa, já estamos julgando e determinando culpados!

A sociedade força as pessoas se sentirem assim para buscarem na religião uma resposta, e assim continuarem com o domínio das situações. Esse eh um dos trunfos do Sistema!

O Rasta culpa sim o sistema, mas o sistema não é uma pessoa e suas atitudes, não! Ele é uma obra da história, de tempos atrás que se vivia com mitos e lendas para amedrontar o povo e sugar dele todas as suas riquezas. Essa corrente psicologica, aprisiona os mais criativos pensamentos, castram aqueles que são fracos para combater e fortalecem as convicções rastas.

Jorge Makandal - Rasta dono do camping jamaica no sana
Culpado mesmo sem ser culpado pelos samangos

O erro é inerente, então devemos aprender com ele, e não nos sentir culpados por ele ter acontecido. Com o tempo, esse erro vira até piada!

Quantas vezes você já se culpou por coisas que não fez, quando seus pais o obrigavam a ir na igreja e o pecado era algo que o atormentava, ou aquelas desculpas para a professora que exigia o dever de casa do jeito que ela ensinou, para a namorada que não o atrai mais, para o gol perdido no futebol. Quando nos culpamos é sinal de falta de amizade com nós mesmos.

Este tema me chamou a atenção depois de ler o livro O Sentimento de Culpa dos psiquiatras P.S. Guedes e J. Walz, onde encontra-se relatos sobre perdões absurdos que pedimos a toda hora, como o perdão por estar sofrendo, perdão por amar, perdão por não amar, perdão por estar feliz em meio ao caos, ou seja, pedimos perdão por existir.

Por isso tudo, acho que é uma responsabilidade muito grande assumir a culpa sobre algo que não temos domínio, mas acho que temos sim, de viver com integridade, com amor e aceitar que a perfeição não existe, então relaxa.

Neste caso do desabamento no morro do bumba, já se sabe que ali era um lixão, que a prefeitura sabia, e mesmo assim fez obras de urbanização no local, ou seja, ignorando os laudos de especialistas. E agora, ficam chorando na frente das câmeras, com suas hipocrisias escritas por seus acessores puxa-saco, se desculpando e colocando a culpa em toda a sociedade.

Alguém tem culpa?
Afinal, A Culpa é de quem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário