Postagens populares

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Perseverança Rasta


Eu e Eu sei que não eh fácil lutar por mudanças no sistema que já contaminou a maioria na sua forma padronizada de agir, comer e vestir. Nos dias de hoje, eh I-nconcebível pessoas que ainda não jogam lixo no lixo, e ainda fazem os rios, mares e ruas de lixeiras.

Durabilidade, estabilidade e resistência a desintegração são propriedades que fazem do plástico um dos produtos com maiores utilidades ao consumidor e também o tornam um dos maiores vilões ambientais. Acredita-se que haja uma camada de lixo plástico com cerca de 100 milhões de toneladas.

No oceano pacífico há uma enorme camada flutuante de plástico, que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de 1000 km de extensão, vai da costa da Califórnia à meio caminho do Japão com 10 metros de profundidade. Segundo seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos e em algumas áreas do oceano pacifico podem se encontrar uma concentração de polímeros de até seis vezes mais do que o fitoplâncton, base da cadeia alimentar marinha..

O oceanógrafo Curtis Ebbesmeyer, que pesquisa esta mancha há 15 anos compara este vórtex a um grande animal se movimentando livremente pelo pacifico. E quando passa perto do continente, ficam praias cobertas de lixo plástico. Um marinheiro disse que ficou atordoado com a visão do oceano de lixo plástico a sua frente. 'Como foi possível fazermos isso?' - 'Naveguei por mais de uma semana sobre todo esse lixo'.

Essa grande catástrofe ambiental já começa a se formar no oceano atlântico e com reflexos aqui no rio de janeiro, mais precisamente em saquarema, tivemos a morte dessa tartaruga centenária e a causa da morte foi entupimento do intestino por uma sacola plástica.

Por tudo isso, parece que não tem jeito e não vai mudar, mas Eu e Eu acredito que podemos mudar a partir das nossas mudanças I-nteriores. Seja Perseverante Rasta, não desista!

Viva o Sentimento Bom!

Um comentário: